Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2008







Muitos estudantes encontram dificuldades em resolver questões dissertativas de provas que exigem uma maior compreensão sobre o que é solicitado, em História por exemplo, as questões são bastante variadas, essa variedade visa oferecer ao estudante a possibilidade de manifestar sua aprendizagem também de maneira variada, é preciso identificar com segurança o que as questões exigem como respostas. Muitos enganos na hora de responder determinadas questões, nasce da falta de compreensão do que é solicitado nas questões. "A interpretação também faz parte da questão".

Sendo assim, seguem abaixo algumas expressões que aparecem freqüentemente nas provas de História. Suas definições foram retiradas de dicionários e, portanto, além destas que você encontrará aqui, existem centenas de outras expressões que você mesmo(a) pode e deve pesquisar.

A) Citar: é mencionar o nome de algo; é fazer referência a algo; é mencionar algo como exemplo.
==> Quando a questão pede para que você cite, não há necessidade de explicar, comentar ou justificar. Apenas cite.


B) Denominar: é pôr nome em algo; é indicar pelo nome; é nomear algo.
==> Como ocorre com a expressão acima (citar), não se deve entrar em detalhes explicativos. Apenas denomine.


C) Justificar: é a ação de dar uma causa, uma razão, um motivo para alguma coisa; é dar uma justificativa para uma coisa que está sendo afirmada ou negada; é demonstrar, provar ou fundamentar o que é apresentado.
==> Contrariamente ao que se faz em questões em que se pede citações ou denominações, aqui você deve ser mais cuidadoso(a) e redigir uma resposta coerente, verificando se você demonstrou e deu sentido ao que está sendo afirmado ou mesmo negado. Obs: No geral uma questão em que se pede para justificar é sempre precedida de uma afirmação ou negação sobre algo.


D) Explicar: é dar a razão de alguma coisa; é dar a razão de uma atitude; é expor por que tal coisa acontece ou aconteceu daquela maneira.
==> Nesse caso você também deve redigir uma resposta bem elaborada, dando conta de deixar bem claro os "comos" e "porquês" de tal situação, dependendo do que se pede para explicar. Note que não é para citar ou denominar fatos ou acontecimentos.


E) Relacionar: é estabelecer e/ou apresentar uma ligação, uma vinculação, uma semelhança entre uma coisa e outra coisa. . pode ser também estabelecer uma relação entre coisas diferentes, ou seja, confrontar.
==> Observe que em uma questão que você precise relacionar, serão apresentados os fatos para que você relacione, pois não se relaciona uma coisa com ela mesma. Aqui não se pode fazer apenas a explicação de uma coisa, menos ainda uma citação.


F) Transcrever: é reproduzir; é copiar textualmente; é copiar parte de um texto.
==> Em geral, questões desse tipo, são acrescentadas de outras questões em que se pedem para explicar o que foi transcrito.


G) Caracterizar: é dizer no que aquilo é distinto de outra coisa; é dar as características próprias de algo.
==> Nesse caso caracterizar algo é mostrar os aspectos próprios desse algo.


H) Comentar: é falar sobre alguma coisa; é conversar (escrever) acerca de tal fato ou acontecimento.
==> São questões mais abrangentes onde você tem liberdade de argumentar sobre o que se pede, sem contudo fugir ao tema que lhe é proposto.


I) Explicitar: é tornar algo explicado.
==> Corresponde a dar uma explicação e portanto é igual ao item D.

Um comentário:

José Fernandes disse...

Sempre digo: Muitas vezes os alunos erram não por não saberem qual é a resposta, mas sim por não saberem qual é a pergunta. Gostei dessa matéria. Espero que bastantes alunos acessem e leiam. Um abraço aos colegas de trabalho do Altivo e aos alunos. Prof. José Fernandes.

Leia também:

Related Posts with Thumbnails