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sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TCU propõe ações governamentais para reduzir desigualdades na educação

Relatório referente as contas do governo federal de 2008 foi aprovado. Nível de escolaridade no país é inferior ao da Argentina e Chile, diz TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) propôs ao governo federal a elaboração de um amplo panorama da educação brasileira, com o desenvolvimento de ações governamentais voltadas para a melhoria do nível educacional e a redução das desigualdades.
O dignóstico da educação está presente no relatório que analisou as contas do exercício financeiro de 2008 do governo federal, aprovado nesta terça-feira (9), por unanimidade, pelo plenário do TCU.
O documento, elaborado pelo ministro Augusto Nardes, relata que o nível de escolaridade dos brasileiros ainda é baixo, inferior a de países vizinhos, como a Argentina e o Chile. Ele também aponta a existência de uma desigualdade social presente na educação do país, citando que o nível de escolaridade dos 20% mais ricos é quase o dobro daquele dos 20% menos favorecidos.
O relatório destaca a necessidade de aperfeiçoamento das atividades de controle dos benefícios concedidos na área educacional e da implementação de medidas voltadas para o controle da relação entre as fundações de apoio à pesquisa e as universidades públicas. Sugere também a articulação do governo federal com os estados e municípios para possibilitar melhorias na educação.
O TCU, porém, aponta alguns avanços do governo Luiz Inácio Lula da Silva no setor. O relatório sinaliza evolução da intervenção do estado na educação, citando o aumento da participação do orçamento da União e a implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

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